Conheça o musical Hamilton



How does a bastard, orphan, son of a whore
and a Scotsman, dropped in the middle of a Forgotten spot
in the Caribbean by providence
Impoverished, in squalor
Grow up to be a hero and a scholar?

Hamilton é um musical que estreou em Fevereiro de 2015 na Off-Broadway e foi para a Broadway em Agosto do mesmo ano. Desde que estreou na Broadway, os olhos dos nova-iorquinos, americanos de outros Estados e até de várias pessoas que nem moram nos Estados Unidos, voltaram-se para esse musical. 

Na Off-Broadway, o musical já havia recebido um prêmio do Drama Desk Award for Outstanding Musical e sete do Drama Desk Awards. Esse ano ganhou o Grammy da categoria Best Musical Theater Album e, vamos ser sinceros, dia três de Maio, quando forem anunciar os indicados ao Tony Awards, sem dúvida Hamilton vai estar em muitas, mas muitas categorias e assim, dia doze de Junho, iremos ver o musical levar vários Tonys. (Você quis dizer, Hamilton Awards?)

O musical conta a tragetória de Alexander Hamilton, um imigrante (nascido no Caribe), pobre e bastardo que ficou órfão cedo. Tinha muita habilidade com escrita e, ao escrever um poema muito elogiado, recebeu uma bolsa de estudos. Migrou para os Estados Unidos e mais tarde, tornou-se um dos fundadores do país, além de ter desenvolvido o sistema financeiro do país e fundar o partido federalista. Seu nome é muito importante para o desenvolvimento das bases do capitalismo americano.


(Música que inicia o espetáculo e apresenta os personagens)

Para assistir a performance dessa música no Grammy, acesse aqui.

Mas o que tem de tão especial neste musical para os críticos estarem amando?! Pessoas de todo o mundo estarem comentando?! 

Lin-Manuel Miranda, que interpreta Hamilton, foi quem escreveu a peça e também, as letras. Em 2009 teve a oportunidade de apresentar a música de abertura para o Presidente Obama. Lin- Manuel explicou o projeto e a razão das músicas em hip-hop: Alexander começou do nada e cresceu graças a sua escrita, semelhante a muitos artistas cantores de hip hop. Para assistir a essa apresentação, clique aqui. Uma curiosidade é que Miranda disse que se o musical não tivesse suas músicas em formato de hip hop, provavelmente duraria umas 4/5 horas, sendo que sua duração é de quase 2 horas e meia.

Outra característica do musical é a diversidade. O cast de Hamilton é tido como um dos mais diversificados na história da Broadway, tendo apenas um ator branco no elenco, o rei da Inglaterra, King George III. Em uma história com predominância branca, temos atores negros, latinos e asiáticos na frente dos personagens. Lin disse que isso também traz a discussão de que esse é os Estados Unidos de agora, não é um país de predominância branca. Se têm imigrantes, negros, latinos, asiáticos, etc. Em tempos de Donald Trump, concorrendo à presidência, temos um musical que apresenta a frase: "Immigrants, we get the job done!".


É preciso destacar a representatividade feminina na história. As Schuyler Sisters - Angelica, Eliza e Peggy - aparecem cantando a música "The Schuyler Sisters". Ao escutarmos a melodia, com certeza você irá ficar cantarolando. Eliza, foi a mulher de Hamilton e Angelica a cunhada dele. Ambas tem um papel muito importante na história, pois, após a morte de Alexander, divulgaram todos os seus estudos. Angelica foi uma mulher que - além de ter ajudado a Eliza nesse aspecto, correspondeu-se com George Washington e Marquês de Lafayette. Após a morte de Hamilton e durante a música "Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story", Eliza diz que "se coloca de volta na narrativa", viveu cinquenta anos a mais, e entrevistou soldados que lutaram ao lado de seu falecido marido. Ela fundou o Orfanato de New York. Como foi escrito em um artigo do "The New Yorker", ao final da peça você começa a se questionar se Hamilton não é apenas de Alexander, mas também de Eliza.


(Música das Schuyler Sisters)

Certamente esse musical merece a atenção que tem recebido. Para ouvir as músicas, tem uma playlist no YouTube. Se você se interessou pela história e pelo o que, no fundo, a peça defende, pode ouvir as músicas no Genius, que também traz umas explicações de Lin-Manuel Miranda sobre cada música e as cenas. Também deixarei alguns vídeos abaixo:

(Apresentação do cast na "White House", duas semanas atrás)

(Entrevista com o cast falando sobre o musical)

(Um pequeno clip com cenas do musical)

Para saber mais, apresento alguns vídeos do #Ham4Ham. Na Broadway, existe um sistema de loteria em que pessoas passam muitas horas numa fila para conseguirem descontos nos ingressos para musicais. Assim, para passar o tempo, o cast (ou atores convidados de outros musicais) tem feito alguns pocket shows para quem está na fila esperando a hora da loteria. Em Hamilton, o ingresso de lottery custa 10 dólares, por isso o nome HAM4HAM. Ou seja, por Hamilton ser a cara estampada nessa nota, você paga um Hamilton para assistir a Hamilton - Hamilton for Hamilton. Esses pockets shows tem sido postados na internet e muito compartilhados. Finalizando o post, irei deixar os meus favoritos:


(Três reis como as Schuyler Sisters)


(Defying Gravity na voz do Mickey Mouse)

(Lin lê os primeiros parágrafos do livro sobre Hamilton que o fez começar essa jornada)

(Lin responde perguntas com frases de Les Mis)

Beijos e até ao próximo post.

5 comentários:

  1. Olá, Carol.
    Eu só assisti a um musical na minha vida e adorei. Pena que aqui na minha cidade não tem muito disso. Eu ainda não conhecia esse que você fala na postagem, mas se tem tantos elogios é porque deve merecer.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Que post legal. Queria entender sobre o que era Hamilton (o povo do tumblr é apaixonado pelo musical) mas ainda não tinha encontrado um post que explicasse de maneira tão completa como esse. Valeu mesmo e fica a vontade de um dia ter a oportunidade de assistir um musical desses na Broadway!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Tão bom ler esse post, porque ficava boiando no Twitter quando os gringos elogiavam, no caso elogiam né, sem entender muito bem.
    E o Lin, sendo muito elogiado. Parabéns pelo trabalho dele e de todo elenco. Certeza que ganham o Tony Awards haha

    tenha uma ótima quinta. :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de ver musicais, mas acredito que iria amar esse pelo teor histórico da vida de Alexander Hamilton. Ah....eu que queria ganhar uma bolsa de estudo por um dos meus poemas. kkkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

  5. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo