A Importância dos Super Heróis



Você com certeza já se perguntou qual a importância dos heróis na nossa sociedade, certo? Falando assim, até parece que eles existem mesmo. Ou bem, vamos ser sinceros, eles existem.

Desde pequena eu tive uma ligação enorme com o universo de super heróis, seja Marvel, Dc... E isso é algo que eu cresci amando. Não trocaria por nada a minha hora sagrada, antes da escola, de assistir X-men e Liga da Justiça. 

A partir disso, irei fazer um texto totalmente pessoal falando qual o efeito que eu acho que os heróis provocam em nós.

Não são só as crianças que embarcam nesse mundo. Cada vez mais ele cresce, e convenhamos, os filmes estão alavancado o interesse das pessoas nos super heróis. Enquanto muitos amam há muito tempo, outros descobrem um personagem novo e acabam se identificado com esse. Mas infelizmente, muitas outras pessoas falam que esse mundo de heróis é um exagero, tudo porque nas histórias, não são mostradas a "realidade". O que na verdade, é um erro.

Primeiramente, gostaria de citar meu herói favorito, o Capitão América. O personagem foi criado em plena Segunda Guerra Mundial. Sua existência veio a partir de uma ideia de reforçar o nacionalismo, ou seja, fazer com que as pessoas acreditassem que sim, poderiam vencer a guerra. E apesar de ele não existir no nosso mundo, real, foi um símbolo muito forte. Está aí minha primeira prova de que super heróis são importantes para nós. E bem, está aí também a razão dele ser meu herói favorito.

Desse modo, os super heróis, apesar de não parecerem nada "humanos" para nós, tendo muitos de planetas diversos e outros que apesar de humanos, foram geneticamente mudados, alguns possuem um resto de humanidade dentro deles. Isso obviamente não se aplica a todos, mas, a uma grande maioria.

Acima, citei o Capitão, um personagem na Marvel. Mas da Dc, posso citar o Superman e a Mulher Maravilha. Assim como o Capitão América, o Super Homem já lutava pela justiça desde o final dos anos 30 (mas digamos que em um "mundo fictício"). Já a Mulher Maravilha, é sem dúvida um ícone do feminismo nesse mundo. Obviamente, vemos um bando de heróis... Mas e heroínas?. Assim, a Wonder Woman surgiu nesse mundo como um ícone das mulheres, dizendo que elas deveriam lutar pelos direitos iguais, e sim, ocupar lugares que já eram monopolizados pelos homens. Tá aí outra razão da importância dos super heróis. Ressalto que a primeira aparição da Wonder Woman foi no começo da década de 40, ou seja, repetindo, num mundo ultra machista, surgiu uma personagem que lutava contra isso.

Com certeza após ler uma hq, ou assistir um filme, você acaba querendo fazer parte desse mundo. Para mim, é meio triste quando acabo de fazer as duas coisas, pois, bem, eu sou daquele tipo de pessoa que sente o "peso da realidade" quando sai de um filme, ou acaba de ler algo. É chato esse sentimento. Mas aí está outra prova de que os super heróis são importantes para a gente. Nós acabamos nos "agarrando" a eles. É legal ter essa forma de escape do mundo real por um tempinho. Faz bem, acredite.

Agora, se os super heróis podem ter uma grande importância para a gente, imagina para as crianças? Eu acho totalmente importante elas terem esses ídolos, sejam as princesas ou os super heróis. Posso falar que eu fui uma menina que se apegou mais aos super heróis do que as princesas (mas ainda amo elas sim, ok?). É muito engraçado ver as crianças quando vão assistir um filme desse tipo, todas caracterizadas de um herói. Apesar de eu não ser muito fã de criança (pois não sei lidar com elas), acho bem legal quando as vejo assim. É importante elas terem um modelo para se inspirar. Foi para mim e ainda é.

Quer um exemplo de como os heróis são importantes para as crianças?:

Por fim, um outro exemplo, mas que pode ser um pouco engraçado, são os "Real Life Superheroes". Sim, existem pessoas que se inspiram nos super heróis, e a noite, combatem o crime. Existem umas que são bem desajustadas e pagam muito mico, mas acredite, de dez que tentam, existe pelo menos uma que consegue. Pode parecer uma comédia, mas vamos nos lembrar de "Kick Ass" onde o Dave, um grande fã de histórias em quadrinho, decide se transformar em um herói? Ok, isso pode ser ultra perigoso, mas eu combato a filosofia de que: "Se você está feliz fazendo isso, por meio que seja sem noção, faça então!". É engraçado ver que na nossa realidade, existem as pessoas que fazem isso porque acreditam que podem combater por um mundo melhor, mas também existem aquelas que apenas fazem isso para aparecer.


Assim, nesse post bem breve (e informal), eu encorajo a vocês a pensarem sobre a importância dos super heróis. Por que umas pessoas são contra? Eu não consigo entender. Já tentei, mas não consegui. Para mim, o mundo precisa de heróis, sejam fictícios ou não, e eles são muito importantes para nós, não importante qual seja a sua idade.


7 comentários:

  1. Fico toda apaixonada quando vejo um menino com a mochila de algum super-herói e também não entendo toda a crítica em cima disso. Mas sabe o que é isso? Sucesso. As pessoas não conseguem aceitar quando as coisas que elas não gostam viram sucesso :( Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  2. Começo dizendo que meu herói favorito também é o Capitão América, pelos motivos citados e mais! <3 Acredito que a vida pode imitar a arte, sim. Não que comecem a modificar gente ou ir atrás de deuses de outro mundo, mas podem influenciar as pessoas a exercer o seu melhor lado, dar o seu melhor, se importar com os outros. Acho bem importante a presença dessas figuras, quer sejam heróis ou mesmo princesas, já que eu particularmente devo a maior parte da minha personalidade atual à Bela.
    Sempre que termino de ver um filme assim, me pergunto o que posso tirar de bom dali e o que convém exercer. E acho que é esse o ponto.

    Beijão!
    http://surmelody.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Capitãããããoooooo Américaaaaa, meu mozão lindo maravilhoso! Me abraça que eu também amo ele mais que tudo! Amei demais o teu texto, Carol. Tô batendo palmas aqui porque esse povo merece um tapa na cara. Como você também cresci assistindo X men, Liga da Justiç, Super Chock e cia e sempre me identifiquei e achava super legal imaginar que algum dia podia aparecer algum deles pra me salvar quando precisasse. Eu acho que eles representam muito não só para a cultura em geral, mas muitas ideologias também (e não no sentido negativo). Então isso ae: super herói hoje, super herói amanhã, super herói pra sempre HAHAHAHA
    P.S: AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIII o layout! Tô caida/apaixonada/babando nessa coisa mais linda aushuahsuahs <3
    Beijos :D
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse texto merece ser aplaudido de pé! Meu herói preferido também é o Capitão América, exatamente por tudo que você falou aí no texto. Eu li só umas três ou quatro HQs na minha vida, por falta de tempo não li mais, aliás estou com Civil War e uma dos x-man aqui, mas assisto todos os filmes de heróis que vejo pela frente e sou completamente apaixonada. Também acho que eles são de uma importância gigantesca no "mundo real" e não só para as crianças, os adultos também precisam aprender muito com eles. Eu vivo dizendo que quando tiver um filho o guarda-roupa dele vai ser lotado de roupas de heróis (menos do Homem-Aranha porque sou cismada mesmo, btw, acho lindo demais). E que video incrível é esse do Rob mozão? <3
    Amei esse post, mesmo. Tá incrível, Carol, parabéns!
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente A M E I seu post ! AMO histórias de super heróis ! Sou louca pela Marvel, e tudo que se encaixa nesse mundo. Acho que é meio que uma fuga da '' realidade monótona '' que a gente vive.
    PS: AMEI O VÍDEO DO ROBERT ALI <3 ( PS2: AMO ELE DE MONTÃO )
    Beijos!
    http://alemdoembrulho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Falou tudo! É incrível ver as histórias por trás. Para as crianças muitas vezes são apenas desenhos de entretenimento, e há sempre tanta coisa por trás. É tão importante isso! Aliás, meu personagem favorito também é o Capitão América :)

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
  7. Tbm assisti muito X-Men e Liga da Justiça quando mais nova <3 Realmente: super herói hoje não é mais coisa de criança. Aliás, acho que nunca foi, a diferença é que hoje isso é muito mais mostrado do que antes.
    Acredita que o Capitão America é um dos meus heróis menos queridos? Talvez por não conhecer tanto a história dele. Curto muito o Homem Aranha, mas o Superman que vi em Smallville tem um lugar muito especial no meu coração (me refiro assim porque sei que não era a história dos quadrinhos propriamente dita, coisa e tal)
    Gostei muito do post fora do lugar-comum :)

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo