Resenha: Trilogia dos Espinhos


Trilogia dos Espinhos
Autor: Mark Lawrence
Editora: Darkside

Decidi ler essa trilogia pois meu pai havia lido e elogiado muito, mas confesso que eu não sabia direito do que ela se tratava. Após ler, tudo que eu posso dizer é: se você gosta de cenários medievais, histórias de um futuro distópico, e de anti-heróis vingativos, violentos, e sem ética, esta série é para você.

Esta é a história do Príncipie Honório Jorg Ancrath, que após presenciar os assassinatos brutais de sua mãe - a rainha - e seu irmão caçula, acabou abandonado para morrer em meio aos espinhos de um grande arbusto de roseira-brava, com apenas 10 anos de idade. Jorg jura se vingar daqueles que lhe fizerem mal. 

Os romances vão traçando a trajetória de Jorg para alcançar seu objetivo de vingança e sua ambição de poder. Em um mundo "que seguiu adiante" usando as palavras de Stephen King, vemos Jorg aos quatorze anos já liderando uma irmandade de assassinos. Maquiavélico, sem hesitação para matar, mutilar, ou destruir. Um mundo onde a tecnologia e a magia se confundem, os mortos não estão tão mortos, e aberrações mutante podem ser tanto inimigos, como aliados.

Um artifício interessante utilizado pelo autor é que entre os capítulos, Jorg faz comentários sobre as características de seus "irmãos de estrada" (como ele denomina o seu grupo de assassinos).

"Assassinar é o mesmo que matar, mas com um toque extra de precisão.
O irmão Sim é preciso." [Pág 106 - Prince of Thorns]


"Você pode confiar no irmão Algazarra. Confiar que ele irá mentir, confiar que irá trapacear, talvez trair. Acima de tudo, confiar que será fiel ao que ele é, um enganador, um assassino no escuro, habilidoso no combate. Confie em tudo isso e ele não decepcionará." [Pág 319 - King of Thorns]


Nos três livros a ação salta entre o presente e o passado na vida de Jorg, e o leitor vai aos poucos descobrindo o que move o coração do ambicioso jovem, e todos a história por trás de sua vida de luta, violência, e auto conhecimento. 




Também são intercalados capítulos com a história pelo ponto de vista das mulheres que tiveram forte influência na vida de Jorg, com seus amores, ódios, desventuras, e fatalidades.

O autor possui uma narrativa bem dinâmica e fluida. Em alguns momentos com conceitos até filosóficos, sobre o mundo e a vida de seu personagem principal. As cenas de ação são bem estruturadas e quase visuais em sua descrição. A história da ascensão de Jorg nos faz acompanhá-lo em sua busca até as fronteiras do que restou do mundo civilizado, e para nos facilitar nessa viagem, o autor nos apresenta em cada livro, mapas que nos situam no tempo e no espaço da jornada.




Falando sobre as capas dos livros, os desenhos foram algo que me chamou muito a atenção. Elas procuram mostrar cada umas das fases da vida de Jorg narrada nos livros, e isto é algo que eu acho bem legal para uma obra. Além disto, o acabamento que os livros receberam são ótimos, sendo eles em capa dura ou em brochura, contudo, creio que vale mais a pena comprar o livro de capa dura, por que né?

Ao final do último volume, o o autor apresenta um adendo com explicações sobre o término da trilogia, e faz agradecimentos, com um especialmente dedicado aos leitores brasileiros. Cool, huh?

Certamente, está é uma trilogia forte, com heróis, anti-heróis, e vilões duros, em um mundo onde a fraqueza leva rapidamente para a sepultura.

14 comentários:

  1. Perdida em outros mundos, aqui descobri um outro mundo. Sempre é bom abrir novos horizontes né?! Eu adorei seu texto/resenha sobre a trilogia. Me interessou muito. A minha lista de livros e metas esta longa, só Deus sabe quando vou finalizar tudo. Porém, vou adicionar essa trilogia a minha lista, rs. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! A capa é realmente muito bem feita, de ambos os livros
    Não conhecia essa série de livros, amei
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  3. Livros de fantasia medieval com capa dura e mapas?! Me dá!!!! :O
    Eu quero ler muito, é bem o gênero que eu adoro, mas não sei quando terei tempo. Estou com "O Nome do Vento" parado há meses e isso me mata! :( Bjo <3

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  4. Estou louco para ler esses livros. Literatura fantástica faz parte dos meus gêneros favoritos.
    E também me agrada muito esses saltos entre o presente e o passado.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana Carolina!

    Não conhecia essa trilogia. Adoro fantasia, cenários medievais e anti heróis. :)
    Gostei da dica! Espero ler em breve, pois parece ser ótimo.

    Biejocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei os dois primeiros livros dessa coleção porque estavam suuuper baratos e como você bem disse ELES SÃO LINDOS! Dá vontade de nem ler, só ficar abraçada olhando pra eles uahsuahsuahs Comprei em um impulso consumista (quem nunca?) e nem sabia exatamente do que se tratava, então sua resenha veio em ótima hora! Deu vontade de sair lendo eles logo, porque tem todos os ingredientes que amodoro.
    Adorei, especialmente, o segundo quote <3
    Beijoos
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente, que livros liiiindos! Confesso que me apaixonei realmente por essas capas!
    Essa trilogia parece muito boa, histórias assim são legais!! Adorei a resenha!!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amo coisas medievais desde que comecei a ler Game Of Thrones, nada se compara a essa saga épica, mas tenho certeza que é ótima. Eu já tinha visto os filmes no submarino, quem sabe seja minha próxima leitura, não é mesmo? A capa é muito linda <3, capa dura então <3333
    Porque os leitores brasileiros são os melhores u3u
    sessão proibida †

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!

    Eu adoro a história dos livros, gostei muito de saber seu ponto de vista em relação a narrativa do autor... Isso é muito importante! Eu também gosto muito das capas!

    Beijos
    www.carolice.com

    ResponderExcluir
  10. primeiramente queria agradecer pela indicação no Liebster Award :D
    E linda capa, muito bem feita, é bom mudar de genero de livros né, adoro.

    XOXO LIWAVESOFFUN ;*

    ResponderExcluir
  11. Lendo por essa resenha, achei bem parecido com Assasin's Creed, o que me deixou com vontade de lê-lo, já que livros com esses estilos me deixam com bastante vontade! Não vou dizer que é o meu forte, mas realmente é bom mudar.
    E os livros da Dark Side são simplesmente maravilhosos, né? Sou apaixonada pela maioria das capas, e com essa não foi diferente! :D

    Beijos,
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/
    Book Talk - Trilogia 'A Seleção': http://youtu.be/2itfPC8PI1Y

    ResponderExcluir
  12. Olá, acho as capas desses livros maravilhosos, a edição está muito linda. A Darkside capricha nos livros publicados. Infelizmente essa é uma série que não chama minha atenção, quem sabe um dia eu leia para ver se gosto, mas por enquanto, ficará mais para frente mesmo.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  13. Eu quero ler essa série a algum tempo, mas como estou com uma lista enorme de livros para ler, estou deixando as séries para depois...
    Amei a sua resenha! ^^
    Abraços

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa que bela resenha! Sempre tive curiosidade em ler essa trilogia, inclusive está na minha lista de desejados. É a primeira vez que vejo alguém falar desses livros.

    Pelo jeito não irei me arrepender de ler!!!
    Novamente parabéns pela leitura e pela resenha...
    E continue assim! Bjs.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.
    #Seguindo

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo