Crítica: Batman vs Superman


BATMAN vs SUPERMAN - 2016

Depois de muita espera, finalmente chegou a estreia do filme que traz o morcego de Gotham e o filho de Krypton. Sem dúvida, trata-se de um filme muito diferente desses de quadrinhos que vemos por aí, pois apresenta uma abordagem mais sombria - no estilo de "Man of Steel" -  também dirigido por Zack Snyder. 

O filme nos mostra o Clark Kent - que já vimos no filme dedicado ao Superman -  mas também ao Batman de Affleck, que é na verdade um Batman mais maduro, perseguido por fantasmas da cidade de Gotham e cansado de tê-los sempre em sua sombra. Não temos mais o Batman do Cavalheiro das Trevas de Nolan entre nós. Podemos dizer que temos mais Bruce Wayne na tela do que o Homem Morcego, não é a armadura que comanda Bruce Wayne, ele é quem comanda sua armadura, sua máscara. Com certeza é um fato interessante de se analisar sobre essa nova abordagem que farão de Bruce / Batman nos cinemas.

Existe essa ideia de que no fundo, Batman é um dos heróis mais humanos que se tem em meio de vários e, é isso que o Homem Morcego do filme está apresentando. Não se trata apenas um "cara com dinheiro que pode fazer coisas", é muito mais do que isso. No fundo, existe essa humanidade de Bruce que o faz lutar pelo bem de sua cidade. 


Já o filho de Krypton, nos é apresentado, novamente, o Superman de "Man of Steel"; contudo um Superman já mais habituado com sua cidade e seus ideais. O problema surge quando a população se volta contra ao herói, por alegar que sua batalha contra Zod trouxe vários estragos à Metrópolis. Assim começa o questionamento: "A quem o Superman responde?". Dessa forma, tomando essa parte, temos três lados da história: O lado de Superman, que apenas queria proteger a cidade, sem gerar danos a população; o lado de Bruce Wayne que entende os atos do Super como errados e destrutivos; e o lado de Lex Luthor.

Um dado interessante do filme foi também mostrarem algo que já foi visto anteriormente por nós, Superman e a proximidade com sua família. Sua mãe, Martha, é uma peça muito importante no filme (ou talvez a mais importante do filme todo) e que representa essa parte humana do filho de Krypton.


Falando em Lex Luthor, temos muitas cenas de destaque ao personagem que tenta manipular e mudar as ideias que as pessoas tem sobre os heróis e, dessa forma, essa busca de convencimento de suas ideias acaba se tornando em uma obsessão sociopata. Isso, acaba tornando Lex em um invejoso que alimenta rancor e ódio por um outro benfeitor com poderes para fazer o que ele jamais poderá fazer. Assim, é estabelecida a maior rixa do filme. Não se trata de apenas Batman vs Superman,trata -se de Lex Luthor vs todos.


Não menos importante, destaco duas personagens: Lois Lane e Diana Prince (Wonder Woman). Lois Lane, assim como no filme "Man of Steel", continua com seu tom e dom de jornalista investigativa durante o filme todo. Seguindo sua linha de repórter, mantém-se como uma personagem feminina forte, que além de seguir em frente - mesmo que às vezes sozinha para descobrir furos de reportagem, não é apenas uma mocinha a ser salva pelo herói. Lois Lane é mais do que isso e temos que repetir isso várias vezes para vários críticos que falaram mal da personagem no filme. 

Diana, a Wonder Woman, é apresentada de uma forma que faz todos perderem o fôlego. Finalmente nas telas dos cinemas!  Desde os momentos em que a vemos, é mostrada como uma personagem que sabe das sujeiras de Lex e acaba decidindo não fazer nada inicialmente. Isso indica que algo aconteceu para que largasse essa vida; afinal, ela mesma diz estar fora dessa vida de luta faz séculos. Entretanto, rende-se à batalha, percebendo o quanto é necessária! Ela demonstra ser a única que sabe de seu verdadeiro poder e a utilizar suas armas; vide o glorioso laço da verdade. Ao lutar e sorrir, comprova o que uma verdadeira amazona teria: a felicidade e o prazer de uma boa luta - que sentia falta - e que jamais irá fugir disso de novo. É um caminho sem volta.

Os poucos momentos em que Wonder Woman esteve em cena, foram cruciais para o filme e uma futura trama. Tanto que em 2017 será lançado seu filme solo. Apesar de não concordar com a maioria das críticas que surgiram sobre o filme, pude observar que todas dão destaque à importância que a Mulher Maravilha tem na trama. 


Não deixo de pensar em como deve ficar o futuro, com o terreno preparado para o filme da Liga da Justiça. Já temos um Flash, um Aquaman e um Ciborgue em construção. Temos a comprovação do Darkseid através do Omega, dos Parademônios e do Mongul. Também terminamos com a comprovação da necessidade de um grupo de heróis

O filme superou minhas expectativas. Fico triste com críticas que afirmam que o filme, ao adotar um tom mais sério e sombrio, trata-se de algo inconfortável de se assistir. Infelizmente, posso dizer que isso tem a ver com a rixa Marvel vs DC Comics, onde os críticos esquecem que cada estúdio tem um jeito de transformar personagens de quadrinhos em filmes. Não existe o "Estilo Marvel Studios", assim como não existe o "Estilo Warner". Não podemos levar essas ideias para frente. 

Esses filmes despertam desde a curiosidade de uma criança até a de idosos. São poucas pessoas que não gostam de tramas de Super Heróis, pois eles acabam representando um mundo que - no fundo -gostaríamos de estar presente ou até mesmo, pessoas que gostaríamos de ser. São moldes. Por isso, não podemos acabar com essa magia dos quadrinhos representados em live action. Ainda mais agora que temos uma personagem como a Wonder Woman nas telas.

Beijos e até ao próximo post.

3 comentários:

  1. Cara, eu não sei.. Eu não gostei quase nada do Man of Steel e quando eu vi o primeiro trailer de Batman v. Superman também não fiquei animada :/ Mas verei o filme. Pelo que você disse, acho que a galera se acostumou com os filmes de herói da Marvel, com cenas de ação ultra elaboradas + cenas de comédia e piadas (quase sempre) ruins ou forçadas. Aí encarar um filme mais sombrio pode ser um choque. Enfim, verei o filme aí te conto o que achei! Mas já tô aqui torcendo pela Diana ♥

    Beijos,
    Tici | www.feitocolibri.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Que bom que você gostou do filme. Eu, confesso, que não tenho muita vontade de assistir porque não sou muito de histórias de super heróis (embora goste de algumas, como a trilogia do Nolan). Tenho visto uns comentários bem pesados em relação ao filme. Que bom que funcionou para você.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei sua resenha, Carol. Achei super completa e bem condizente com o filme. Eu gostei bastante e também não entendo todas essas criticas negativas a ele. Alias, entendo. É porque as pessoas insistem em comparar com os filmes da Marvel. Mas acho bacana cada uma seguir sua linha própria e eu particularmente estou gostando de ambas. Amei a Mulher Maravilha, de fato maravilhosa, queria casar com ela e passei o filme inteiro repetindo o quanto ela é bonita e incrível. Gostei da abordagem que deram a cada um dos personagens, gostei do enredo e se eu tiver que fazer alguma crítica seria a quantidade de informação que colocaram em um único filme, achei que ficou corrido em algumas partes, umas cenas meio deslocadas.
    Beijo

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo