Pena & Tinta: O que 2015 me ensinou?


.


Como eu posso classificar esse ano de 2015?

Bem, no ano de 2015 tiveram fatos bons, circunstâncias ótimas, mas também situações ruins, muito ruins. Este ano, que se finda, sem sombra de dúvidas, foi o "ano da montanha russa". Meu maior sonho foi realizado, em contrapartida, perdi uma pessoa que amo muito. 

Mas, para ser sincera, não quero me prender a momentos ruins.

Lembro que logo na primeira semana de Janeiro, fui a uma agência de viagens com meus pais e, nesse dia, compramos as passagens e hospedagem para Nova York. Provavelmente você deve saber o quanto eu sou apaixonada por esse lugar e, quem já me conhece -  há tempo, sabe o quanto eu sempre havia sonhado em conhecer NY.

Dias se passaram e pela Internet, comprei o ingresso para assistir à "Wicked" na Broadway com minha mãe. Meu musical favorito! Eu lembro que quando concluí a compra, comecei a chorar. É simplesmente inacreditável, quando você vê que seus sonhos vão simplesmente se realizar. Eu não acreditava que iria conseguir tudo isso, mas consegui.

Chegou Abril. Chegou o dia da viagem e... com ela... meu medo de avião. Não posso dizer que em 2015 eu superei esse medo, pois durante nove horas de voo, o máximo que eu consegui fazer foi... acompanhar o trajeto do voo, através do mapa que aparecia na tela da poltrona da frente. Mas, pelo menos enfrentei esse medo!

Neste ano de 2015, eu aprendi que, apesar de altos e baixos, se você persistir em seus sonhos, em algum momento irá conseguir chegar lá. A caminhada pode ser grande, mas a persistência é o que leva o ser humano à vitória. Estas frases podem parecer clichês, mas, sinceramente, nossa vida é um grande clichê. Nós apenas precisamos mudar a nossa rota, em algumas situações, para que lá na frente alcancemos o melhor.

Mas, por que eu digo que a vida é um grande clichê? A resposta está em: desde quando você nasce, várias situações já estão predeterrminadas como: Escola, faculdade, o que fazer em certas situações... Desde pequeno você aprende a viver nesse "padrão". Nesse clichê. Frases prontas ditas a você.

A partir desse pensamento, aprendi em 2015 que as pessoas vão sempre se referir ao mesmo discurso para umas e outras, mas também não acabam seguindo seus próprios conselhos. É a cultura do clichê.

Em 2015, comecei a tentar viver fora da "zona de conforto", viver fora desse clichê predeterminado que persegue cada um de nós. Dessa forma, a partir disso, em 2016 eu quero cada vez mais conseguir sair dessa bolha. Lembram da Amélia? Tenho uma boa notícia: Nesse ano, Amélia decidiu melhorar e conseguiu fazer um buraco em sua bolha. Não que ela tenha conseguido sair totalmente. Às vezes, a menina "sai para passear", mas quando volta, retorna para sua bolha. Apesar disso, o médico disse que Amélia está conseguindo se curar e, a partir de um exame realizado, sua taxa de clichê diminuiu. Uma grande vitória para ela, não?!

Quando eu voltei de Nova York, percebi que minha persistência e meu "querer" de realizar esse sonho, foi o que me ajudou a alcançar certos pensamentos que agora tenho. Por exemplo, durante a viagem, pensei: "Já que estou fazendo Faculdade de Comunicação, a partir desses estudos, quero me dedicar ao Jornalismo Teatral." Com certeza, é uma decisão difícil, já que no Brasil, o valor dado ao teatro não é tão grande. Mas... sair do clichê. Se arriscar. Persistir. Ambicionar. Tais ações podem levar a uma grande mudança. Você pode mudar o que não está certo! 

Em 2016, seja uma pessoa melhor! Pense no meio ambiente, a mãe natureza está precisando de pessoas conscientes e, que espalhem esse ideal sustentável para o mundo. Saia do clichê, ajude à quem tanto precisa. Como afirmei acima para que todos nós nos arriscássemos mais, persistíssemos mais, não é apenas pensando no "eu", mas também no "nós". O mundo precisa de pessoas que ambicionem melhorar o que está a sua volta. Saia do clichê!

Em 2016, desapegue-se do clichê. Viva mais. Mude o mundo. Tenha realizações. Não se apegue aos maus momentos.

Saia do Clichê.
Esse post faz parte do Pena & Tinta, um projeto de escrita criativa com o objetivo de criar textos (crônicas, contos, poesias, relatos pessoais etc) mensalmente em cima de um tema predeterminado. O tema de dezembro foi "Final de Ano", e se você quiser participar, é só acessar o grupo no Facebook.


5 comentários:

  1. Fico feliz que você tenha realizado um sonho e espero que a Amélia consiga sair dessa bolha (devo dizer que a ajuda dos amigos e da família é fundamental, por isso não largue deles). Antigamente eu sempre esperava algo do novo ano e fazia promessas, mas vi que comigo nada funcionava. Ano passado resolvi não esperar nada e, como resposta, 2015 foi um ano maravilhoso em que pude passar mais tempo com a minha família e amigas, começar novas etapas na vida universitária e passar por desventuras em série que me moldam como um ser humano. A partir disso, não esperarei nada e deixarei que as novidades cheguem até mim. Na verdade, esperarei que venham mais excelentes textos como esse de Girl From Oz s2

    ResponderExcluir
  2. Carol, que lindo <3 Amei sua atitude de focar nas coisas boas e não nas ruins. Acho que devemos deixar a negatividade de lado e apreciar o que o ano nos deu e bom. Fico muito feliz por você ter realizado seu sonho, algo que foi tão bom pra você que vai estar sempre com você, principalmente nos momentos de desanimo. Sair da bolha e do clichê deveria ser a meta de vida de todo mundo, podemos fazer isso de diversas maneiras e formas, moldando as situações, mas o importante é fazer, crescer, sempre mudar, nunca ficar no mesmo lugar.
    Amei demais o texto e o sentimento e decisão que você colocou nele. Um ótimo 2016 pra todos nós <3
    Beijos!
    Debora.

    ResponderExcluir
  3. Acho que seu texto fala muito por mim também, Carol. Em 2015 também realizei meu maior sonho e, em contrapartida, perdi muito cedo uma pessoa que aprendi a amar muito.Mas, acima de tudo, aprendemos a acreditar nos nossos sonhos e nunca perdê-los de vista, né? E acho que isso é um baita aprendizado!
    Adorei a ideia de sair do clichê. Vou aderir a essa campanha também!
    Um beijão

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  4. Carol, que texto lindo, que emoção! Eu adorei acompanhar a sua jornada por NY quando você votou cheia de histórias para contar e com o coração ainda mais carregado de sonhos! Você sabe que está no caminho certo, e que delícia ouvir que a Amélia está saindo cada vez mais da bolha dela! Preciso dizer que amei o final do texto também? É lindo ver cada vez mais a gente tendo consciência de quem somos e do que podemos fazer para mudar o mundo! E o mundo está aí para nos retribuir!
    Um grande beijo!

    Tici | www.feitocolibri.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Eu sei que está meio (bastante) atrasado para comentar aqui, mas estou comentando. Gostei desse negócio de sair da bolha do clichê. Eu sei que não tem muita coisa haver (ou talvez tenha) mas eu estou tentando fazer isso com o meu blog. Sair da zona de conforto de postar coisas "clichê", e querendo ou não, isso influência. Na vida, acabei saindo do clichê quando comecei a namorar. ^^
    Até mais

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo