Você vai ao teatro?


Você tem costume de ir ao teatro? Quantas vezes por mês? Ou por ano?
Desculpe a pergunta indiscreta, entretanto precisava ser direta e fazer você pensar.

Nesse post, gostaria apenas de conversar e expor minhas opiniões. Com base em conversas que já tive com diferentes pessoas, pude perceber que nem todo mundo vai ao teatro. Quero ser direta e falar o que acho que faz com que isso aconteça. No fim, convido a todos a pensar sobre tais questões e também expor suas opiniões.

O que me entristece é que, infelizmente -  cada vez mais -  o teatro tem se tornado algo de elite. Apesar de existirem alguns projetos de levar para áreas mais carentes, não é o suficiente. Por exemplo, no Rio de Janeiro, onde eu moro, a maioria dos teatros de renome são na Zona Sul, uma área mais "nobre" do Estado. Além disso, os ingressos tendem a ser caros.

Mas é evidente que não podemos comparar o preço de um cinema ao preço de uma peça teatral. O gasto para se produzir um espetáculo - dependendo do seu investimento - é muito grande; ainda mais quando não há, ou existem poucos patrocínios. Também levamos em conta que, quando as peças são mais caras, é porque se tratam de produções maiores e, muitas vezes, com atores que você vê na tv...

Então, por que não dar chance à peças de companhias menores? Existem várias peças de graça em centro culturais espalhados por todo Brasil. Não só nesses centros culturais, mas também em teatros menores, os preços costumam ser acessíveis, pois nunca são grandes produções. 

Não vá ao teatro apenas para ver uma peça de alguém de renome. Lembre-se de que muitas dessas pessoas começaram a apresentar-se em teatros com pouca lotação. Não é por que não se trata de uma super produção, que a peça é ruim! Eu sei que muitas pessoas pensam assim e, como eu disse, estou apenas expondo minhas opiniões. 

Todo mês, novos espetáculos estão surgindo em diferentes estados do país. Em alguns, como por exemplo, o eixo Rio - São Paulo, prevalecem produções de maior produção. Mas ter uma produção maior não significa ter maior qualidade. 

Enfim, se você respondeu que já tem o costume de ir ao teatro, que tal convidar os amigos para irem juntos? Ainda mais os que nunca foram? Caso você não tenha esse costume ou nunca foi, por que não dar essa chance? 

Como uma pessoa que ama muito o teatro, posso dizer que se trata de uma experiência inigualável. Claro que ir ao cinema, assistir aos filmes na tela, também é ótimo. Porém, o sentimento de assistir algo ao vivo, é totalmente diferente. Assistir a uma peça é um hábito muito antigo e, se até hoje permanece, é porque vale a pena, certo?!


5 comentários:

  1. Carol, acho que você já sabe que, assim como você, sou apaixonada pelo teatro. Gosto tanto de ser plateia quanto estar no palco, mas infelizmente não tenho feito muito nem uma coisa nem outra. Aqui não tem muito incentivo e as vezes tem peças ótimas, por preços super bacanas e a maioria até de graça, de grupos locais mas a gente nem fica sabendo, porque falta divulgação, sabe? Fico muito muito triste com essas coisas.
    Artista de teatro é o meu tipo de artista preferido e o que mais admiro, porque a gente que já esteve por trás de uma produção sabe bem que é uma das áreas mais difíceis e mais lindas. Só de ter contato mais próximo e imediato com o público já torna tudo mais especial.
    Torço todos os dias para que essas situação mude no nosso país.

    Beijo
    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carol.
    Vou ser sincera e dizer que só fui duas vezes ao teatro. Aqui na minha cidade, interior, não tem muita coisa não, mas quando tem eu não vou. Mas também raramente vou ao cinema, porque não gosto muito de sair mesmo e não porque não gosto de teatros hehe. Mas gostei da sua postagem de incentivo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol!
    Eu moro em São Paulo e aqui tem teatros mais baratos e tetros caros também, na cidade de São Paulo a maioria dos teatros estão na zona mais nobre da cidade, mas eu nasci em SBC e lá, por ser uma cidade pequena, os teatros ficam perto de todo mundo.
    Eu não sei em outras áreas, mas eu sempre tive acesso e sou apaixonada por teatro.
    Sempre assisto alguma peça no Masp, onde muitas vezes os ingressos são gratuitos e as peças sensacionais. Para quem mora por aqui e não pode gastar muito fica essa dica ;)
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, que postagem legal! Eu vou ao teatro, mas não com a mesma frequencia que vou ao cinema. Adoro musicais, mas são tão caros que quase nunca posso ir!


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Você está certa! Ir ao teatro é uma experiencia inigualável. Infelizmente em Recife os teatros ficam no centro então para pessoas como eu que moram na periferia (para não dizer favela) muitas vezes o deslocamento fica difícil (para não dizer perigoso a partir de certas horas). Mas eu vou sempre que posso, prestigio sim e é MARAVILHOSO, sempre volto em estado de enlevo porque minhas escolhas sempre me levam a isso.

    Há também amo ir a concertos musicais... Sabe, acho que o teatro tem um que de experiencia unica, mesmo sendo a mesma peça o ator de teatro nunca repete totalmente a mesma performasse, então diferente do cinema é uma experiencia única sempre, mesmo com a mesma peça!


    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo