Pena & Tinta: Ouvindo o Tempo




31 de Maio de 2015.

Olá diário. Hoje fui recomendada a escrever meus pensamentos sempre em um caderninho. Minha psicóloga disse que isso vai me ajudar a organizá-los, já que eu sempre reclamo para ela que me acho uma pessoa muito confusa e difícil de compreender.  Em nossas conversas, comento  que as pessoas não compreendiam Van Gogh e agora o admiram. Será que eu também sou assim, diário?

Hoje estava pensando no poder da música. Isso pode soar um pouco clichê, mas, no fundo... ela consegue te levar para lugares distantes. Não entende o que eu quero dizer? Vamos pensar desse jeito:

Eu a imagino como uma viajante no tempo. Está entre nós desde o princípio, quando apenas era uma mistura de “barulhos” desconexos. E assim, evoluiu, junto com os seres humanos.

Se eu pudesse inventar um super poder... Seria o poder de viajar no tempo pelas músicas. Por exemplo, imagina você estar ouvindo “I Want To Hold Your Hand” dos Beatles e magicamente, aparecer no programa do Ed Sullivan? Ah, década de 60... anos em que o Rock n’ Roll estava crescendo mais e mais, Bob Dylan ascendia com canções de protesto... Como eu queria poder passar por essa década e dar uma espiadinha no movimento hippie,também,  e sair pedindo “Paz e Amor” pelo mundo. Às vezes eu penso... será que minha participação nesse movimento poderia ter mudado algo na história?

Além disso, imagina estar ouvindo alguma Música do Queen e, por sorte, acabar sendo mandada pra década de 70? Mais conhecida como o início do rock progressivo? E assim, acabar dando uma passeadinha pela onda psicodélica do Pink Floyd , também?

Entretanto, para ser sincera, eu queria mesmo era ser mandada para os anos 80. Para mim, a melhor década. Época em que John Hughes estava representando o comportamento dos jovens de forma mais real e sutil. Época em que eles se reuniam, nos embalos de sábado à noite para dançar músicas dos Bee Gees. Época em que também gritavam Livin’ On A Prayer nas maiores alturas, e sem se incomodar com quem de fora estivesse assistindo. Será que Marty Mcfly irá me levar para os anos 80, quando ele chegar agora em Outubro?

Infelizmente, eu não nasci com esse poder e, além disso, sou incompreendida por muitas pessoas quando digo que me encaixo perfeitamente em alguma década do passado.
Se você passa pelo mesmo, eu tenho algumas dicas:
  •         Feche os olhos, enquanto está ouvindo alguma música que você goste muito;
  •         Use sua imaginação;
  •     Viaje no tempo, porque esse dom você, com certeza, possui. (Frase destinada para os futuros leitores do meu diário que será publicado.)

Pena & Tinta é um projeto de escrita criativa com o objetivo de criar textos (crônicas, contos, poesias, relatos pessoais etc) mensalmente em cima de um tema predeterminado. O tema de maio foi Décadas, e se você quiser participar, é só acessar o grupo no Facebook.

Outros Textos:

6 comentários:

  1. Sabe o que eu mais gostei no tema desse mês? Que a cada texto somos transportados para décadas diferentes, por pessoas diferentes, com pensamentos diferentes. E eu amei especialmente a sua abordagem, porque quando o assunto é música nós somos bem suspeitas para falar.
    E concordo com você, dá sim para voltar no tempo escutando uma música, mas seria bem legal se pudéssemos mesmo adentrar nesse tempo e espaço, viver realmente dentro dele, mesmo que só por cinco minutos ou por quanto tempo a música continuar a tocar.
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  2. Nhaaaw, música! <3 Sério, olhando agora eu entendo porque as pessoas mais velhas falam que não se faz mais música como antigamente! Claro que não dá para tomar isso como verdade incondicional, até porque temos grandes músicas hoje também, mas o que fica no passado tem um poder sobre a gente que é até difícil de explicar! <3 Ótima estreia no Pena & Tinta, Carol!

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  3. "Feche os olhos, enquanto está ouvindo alguma música que você goste muito;
    Use sua imaginação;
    Viaje no tempo, porque esse dom você, com certeza, possui."

    Não tenho palavras para explicar o quanto eu amei ! Bem-vinda Carol <3
    www.tantoscaminhoselugares.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi com certeza entendo o que você está falando,e sim fecho os olhos quando escuto aquela música que gosto.
    Dancei muito nos embalo de sábados a noite,juntamente com aqueles amigos que faziam parte da tribo e da curtição.
    E como vc mesma diz acho que as vezes não me encaixo nessa era,nasci para pertencer dos anos 70 para frente rsrs.
    Vim visitar o blog e adorei,e agradecer a visita lá na minha página um abração.
    http://magiasbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. (primeiramente desculpa por ser uma péssima amiga e só lembra agora que não tinha comentando no teu text, SORRY SORRY SORRY)
    OMG que texto lindo, incrível, maravilhoso, Carol! Estreou com o pé direito no Pena e Tinta, já estou ansiosa para os seus outros textos *-*
    "o poder de viajar no tempo pelas músicas" Eu com toda a certeza do mundo queria ter esse poder também, música é como respirar pra mim (roubei esse quote de um filme HAHAHA), então me identifiquei muito com o texto e com a menina do diário. O sonho da minha vida era ter vivido na década de 17/80 só pra poder ter presenciado o momento mágico e puro em que o Freddie subia no palco e se tornava algo lindo e impossível de desviar os olhos!
    Beijooos :D
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa que lindo heim! Fiquei encantada pelo que li e pelo que o texto me fez sentir. Me identifiquei muito, e sim em nosso intimo podemos tudo! ♥

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo