Resenha: Quem Sabe Um Dia


Franny Banks é uma atriz lutando em Nova York, com apenas seis meses para o prazo de três anos que deu a si mesma para ser bem sucedida. Mas até agora, tudo o que ela tem para mostrar por seus esforços é uma única linha em um anúncio de camisolas feias de Natal e um emprego de garçonete degradante. Ela vive no Brooklyn, com duas companheiras de quarto, Jane - sua melhor amiga de faculdade, e Dan, um escritor de ficção-científica, que é muito, definitivamente não namorável. E está lutando por seus sentimentos por um cara suspeitamente charmoso de sua aula de atuação, tudo isso enquanto tenta encontrar um shampoo para seus cabelos que realmente funcione. Enquanto isso, ela sonha em fazer um trabalho "importante", mas parece que ela só consegue audições para propagandas de detergente líquido e comerciais de manteiga de amendoim. É díficil dizer o que vai acontecer primeiro: ela vai ficar sem tempo ou sem dinheiro, mas de qualquer forma, o fracasso significaria enfrentar o fato de que ela não tem absolutamente nenhum habilidade para sobreviver no mundo real. Seu pai quer que ela volte para casa e vire professora, seu agente não vai chamá-la de volta, e sua colega de aulas, Penelope, que parece incentivadora, pode só tornar a competição ainda mais difícil. Quem Sabe Um Dia é uma estreia engraçada e encantadora sobre encontrar a si mesmo, um amor e o mais difícil de tudo, encontrar um trabalho como atriz.

Esse é um livro que estava na minha wishlist tem muito tempo e, recentemente, consegui comprá-lo. A autora, é a Lauren Graham, mais conhecida como a "Lorelai" da série "Gilmore Girls", e depois "Sarah Braverman" em "Parenthood". 

"Quem Sabe Um Dia" conta sobre as lutas diárias de Franny Banks em sua carreira de atriz durante o ano de 1995. Franny tem 27 anos e, assim que chegou à Nova York, estipulou uma data de três anos para conseguir se manter estável na carreira. O problema é que faltam seis meses para o fim do prazo. Porém, Franny tem duas opções: continuar lutando pelo seu sonho, ou desistir para sempre.

Franny divide um apartamento no Brooklyn com dois amigos: Jane (sua melhor amiga), e Dan (que é roteirista de ficção científica). São dois amigos ultra-leais que estão do lado de Franny o tempo todo, desde seus momentos de felicidade, até seus momentos de insegurança. O melhor é que: eles dão total apoio a amiga. São realmente grandes amigos e você, com certeza, vai desejar fazer parte desse ciclo de amizade. 

Outro ponto importante a ser destacado é que a história não é baseada em romances. Sim, eles existem, mas a história foi toda construída para dar a devida atenção a carreira de Franny, sendo isso, o ponto principal. Não espere por um romancezinho cliché ou algo do tipo, pois o mais importante para ela, é sua carreira. 

 É ótimo ler e saber que tudo escrito vem dos olhos de uma verdadeira atriz. Os problemas que todo ator ou atriz novato passa é torturante; pois,convenhamos, nenhum papel bom é dado de bandeja logo de cara para um ator ou atriz não conhecido pelo espectador. 


Uma das coisas que eu mais gostei, foi obviamente, pela história se passar em Nova York. Muitos estabelecimentos típicos da cidade são citados durante o livro, desde lugares onde você pode comprar ingressos baratos para a Broadway (TKTS), até o Sardi's. Ou seja, é também uma viagem por NY. Preciso dizer que fiquei feliz -  porque, sabendo que daqui a quinze dias viajo para Nova York, estou até conhecendo bem a cidade.

Sobre a capa, e a diagramação do livro, tenho apenas elogios. Mesmo sabendo que a "moça" da capa não seja Franny (ela não tem cabelos lisos), é sim uma imagem que eu acho bem bonita. E ah, é super legal saber que durante o livro, aparecem algumas páginas de sua agenda.

Apesar de todos os elogios, tenho apenas uma reclamação. O final do livro é totalmente aberto, e isso é algo que eu não gosto muito. Existem até alguns livros que isso funciona, mas acho que em "Quem Sabe Um Dia" não rolou. Eu terminei de ler e fiquei pensando: "Ok... e agora?". Não teve um desfecho completo, pelo menos para mim, muitos espaços não foram preenchidos.

Mas, tirando isso, digo que o livro é sim ótimo. Eu havia lido algumas resenhas de outros blogs que falaram que é uma leitura monótona. Bem, para mim, fluiu totalmente, mas, destaco, essa temática é totalmente de meu interesse, então pode até ser por isso que o livro me conquistou logo de cara. Então, se você curte histórias desse tipo, leia, pois vale a pena.

Beijos, e até ao próximo post. 

7 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Minha professora de português leu e esse livro e recomendou. Ela disse a mesma coisa, que é um pouco monótona a leitura só que flui bem com o tempo.
    Acho que vou ver se ela me empresta pois me interessei mais pelo livro!

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hello Carol!
    Olha, eu também não gosto nem um pouco de finais abertos, mas fiquei bem interessada por esse livro. Já tinha visto algumas resenhas positivas, mas tinha esquecido que era escrito pela Lorelai ashaushuahs E só por se passar em NY já ganha vários pontos <3
    Talvez eu acho um pouco monótomo mesmo devido a temática, mas acho que é legal sair da zona de conforto e ler algo diferente, até porque nunca li nada parecido com a trama abordada.
    Beijooos
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii, Carol! Adoro esses livros que dão dicas de viagem, eles têm um papel fundamental para quem vai viajar ou está planejando viajar! Também não sou muito fã de finais abertos, mas fiquei curiosa para saber que final aberto foi esse! rs Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, tudo bem contigo ???
    Adorei a sua resenha, ficou muito boa mesmo !!!
    Eu ainda não conhecia esse livro, fiquei bem surpresa por saber que quem escreveu foi a atriz que fez a Lorelai (eu adorava Gilmore Gilrs), eu gosto tanto quando atores, comediantes ou outras celebridades escrevem livros, sempre surge um ou outro livro que é maravilhoso !!!
    Apesar de tudo acho que não leria esse livro. A história parece ser interessante, mas não é o tipo de história que me toca sabe. Mesmo assim, gostei de saber que você curtiu a leitura !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia o livro, mas fica aqui uma dica para algo que parece fornecer uma boa leitura. Não sou tão apaixonada por Nova York, mas adoro histórias que envolvem atores e a escalada até a fama. Não deve ser tão fácil quanto parece.
    Agora, essa coisa de ter um final aberto me deixou com um pé atrás. Eu odeio livros assim e acho bem desanimador. =/

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Acho esse livro bem simples e parece ser super interessante!
    Morro de vontade de assistir Gilmore Girls, e sendo este livro escrito pela Lauren, fiquei bem curiosa para vê-la como escritora.

    Um abraço,
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  7. Super adorei a resenha!! Já add esse livro na minha listinha de "leituras 2015" :P

    Beijos ♥

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo