Bonequinha de Luxo: Livro x Filme


Holly Golightly. Reconhece esse nome? Esta é a famosa Bonequinha de Luxo. Muitos conhecem o filme, mas o que poucos sabem é que filme é uma adaptação de uma novela de Truman Capote que foi publicada em 1958. Existem certas divergências entre o livro e sua adaptação para o cinema. Isso se deve ao contexto de época em que a história está ambientada pelo autor e em relação ao roteiro do filme que teve de ser adaptado às "normas Hollywodianas”, para poder ser rodado. Nesse post, irei falar um pouco sobre isso.


Todo mundo já viu pelo menos uma vez a clássica foto de Audrey Hepburn em um vestido preto, segurando um cigarro e usando um colar de pérolas. Esta é Holly Golightly (ou devo dizer: Lula Mae? – quem já conhece o filme e/ou livro irá entender tal referência). Holly tem um estilo totalmente diferente de todas as mulheres da época: Seu corte de cabelo curto, sua independência, suas questões sobre o amor, entre outras. Estas peculiaridades trouxeram uma grande polêmica para a época - Truman era considerado um dos jornalistas e autores mais polêmicos do século XX, mas também brilhante, pois introduziu o conhecido “jornalismo literário” para a literatura.

O livro, publicado em 1958, mostra uma mulher diferente, que quebra a ideia de conformismo dos anos 50 em que tudo que diziam era que as mulheres apenas precisavam de uma família e de uma casa. Holly era exatamente o contrário dessa mulher dos anos 50. Não era mãe, não era uma garota de família, ia para festas, e dormia grande parte do dia. Deste jeito, ela trouxe a mulher moderna dos anos 60. Hollywood temia não atingir o público com tais polêmicas, assim, houve as mudanças na adaptação.


Como já dito anteriormente, o filme e o livro possuem uma grande distinção devido à época em que ambos estavam inseridos. Para que o filme vendesse, foi necessário mostrar nas telas - o que a maioria das pessoas queria ver - o que julgavam ser o certo; o “final feliz” que Hollywood tanto amava naquela época. Já no livro, o fim foi totalmente revolucionário. O filme tem uma preocupação com o que é considerado moral para a época, podendo-se dizer que o roteiro era tanto machista como conservador.Outra mudança radical é: no livro, Paul tem tendências homossexuais e Holly tendências bissexuais. Já no filme, tiveram que mudar essa parte, colocando-o como um homem que sobrevive de favores sexuais a uma mulher casada. E ah, uma observação é que, no filme, em nenhum momento a profissão de Holly é deixada claro, mas no livro sim.

Agora, se eu tivesse que escolher entre o livro e o filme... não sei bem qual eu escolheria. Mas gosto da ideia de Truman Capote ter criado uma personagem totalmente diferente de todas da época. 


6 comentários:

  1. Depois desse seu post vou correndo assistir ao filme. Sempre ouvi falar super bem dele mas nunca parei pra assistir, vou fazer isso agora. Se gostar, procurarei esse livro. Conheço a Audrey como ícone fashion, sabia que era atriz mas nunca assisti filmes com ela, eu acho.
    Adorei seu post.
    Beijos

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carol! Estou achando que esse post é uma indireta para mim ir assistir logo HAHAHAHA Realmente eu não sabia que existia um livro desse filme e sim, acho que todos nós já vimos essa foto diva dela com os óculos e pérolas. Bom, Hollywood não fez nada além do esperado mudando várias coisas, como sempre né. Vai ser legal assistir o filme já ciente dessas mudanças, quem sabe eu consiga ler o livro algum dia, porque fiquei super curiosa com esse final revolucionário!
    Beijoos <3
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa foto da Audrey com o vestido preto é clássica, não tem quem não conheça. O filme,apesar de ser famoso, eu nunca assisti. Tenho que resolver isso logo. rs. Quem sabe também consiga encontrar o livro, aí será melhor ainda.

    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia que era baseado em um livro! Depois do que você mencionou estou com uma vontade enorme de ver o filme e ler o livro (este que parece um pouco a frente de seu tempo!).

    Beijão
    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  5. Cof cof script cof cof
    Bonequinha de Luxo <3 Me lembra que o Girl From Oz quase teve outro nome hhaha eu ainda quero um dia poder ler o livro do Truman, meta para a vida! Bjos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  6. Puxa eu já vi o filme, mas nunca pensei em ler o livro, mas com as diferenças que vc citou me deu vontade de ler o livro do Truman!

    Bjs, Michele

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo