Vamos falar de: Into the Woods





Quem me conhece, sabe que eu sou uma Musical Nerd. Antes de ver Into the Woods, eu já imaginava em fazer esse post. Aqui não é uma crítica ao filme, e sim uma coisa para discutir uma grande polêmica sobre essa adaptação, ainda mais que eu assisti a peça original no Youtube.

Primeiramente, Into the Woods não é um musical apenas para entreter. Existem coisas por trás da história, tudo escondido nas entrelinhas, e muitas pessoas podem não ter enxergado isso. A Floresta, na realidade, representa os caminhos que nós tomamos na vida. Na floresta, as coisas acontecem, assim como na vida. Ela é traiçoeira, assim como a vida. Into the Woods pode parecer ser uma peça infantil, mas é totalmente o contrário disso. Apesar de retratar os contos de fada, ela os retrata com um tom de realidade. A chocante realidade que vivemos. Nós desejamos, mas não sabemos o que pode acontecer ao desejarmos alguma coisa.

Uma das coisas que eu mais ouvi foi: "O Johnny Depp é inútil, aparece uns 3 minutos". Então, o que eu te digo é: na própria peça musical, o Lobo dura pouco. Concordo que a escolha do ator foi algo mais comercial, mas... Isso vive acontecendo. 

Falando sobre o Lobo, bem, como o musical foi adaptado pela Disney, muitas coisas que na verdade acontecem menos nas entrelinhas, no próprio musical da Broadway, ficam mais escondidas no filme. O interesse do Lobo pela Chapeuzinho, sempre foi um interesse sexual, ou seja... pedofilia. Para entender isso, é só observar essa frase da música: "I Know Things", que a própria Chapéuzinho canta para o Baker, quando ele a salva.

"And he showed me things, many beautiful things, that I hand’t thought to explore. They were off my path, so I never had dared. I had been so careful, I never had cared. And he made me feel excited – Well, excited and scared. When he said, “Come in!” with that sickening grin, How could I know what was in store?"




Uma outra extração ocorrida na adaptação, foi a segunda parte da música Agony, em que os dois príncipes falam que tinham um caso com a Bela Adormecida e a Branca de Neve. E por que tiraram isso do filme? Ao meu ver é exatamente isso, não tem como esconder muito essa parte, estaria meio óbvio a infidelidade retratada, e... Disney.

O que eu senti mais falta na adaptação foi o narrador. Os personagens na peça, interagem diretamente com ele, o que é bem legal e até engraçado. E ah, na peça, o narrador (Mysterious Man) é o pai do Baker. No filme não existe isso.

Mas enfim, as mudanças são todas aceitáveis, ao meu ver. Como já dito, o filme foi adaptado pela Disney, é meio óbvio que as partes extremamente "sombrias" da obra, não estariam dadas de bandeja para o público. Acredito que após uma pessoa ler e entender o que o musical tem como princípio a retratar, fica mais fácil reconhecer cada ponto na adaptação da Disney.

Muitas pessoas estão falando mal de Into the Woods, mas tudo que eu consigo pensar é que elas não conseguiram captar totalmente o clima do musical. A maioria com certeza vai ao cinema pensando assistir um musical fofo, lindo, maravilhoso, de conto de fadas, e ao começar o filme, é apenas tudo muito sombrio. O que eu lhe digo é: Se ainda não assistiu o musical, tente assistir por esses olhos. Tente entender o que a floresta realmente significa. Agora, se você já assistiu mas não tinha pensado em nada disso, lhe digo para assistir de novo e tentar entender as entrelinhas.

15 comentários:

  1. As vezes eles fazem as coisas cobertas para a gente assistir com atenção, e quem assiste sem tentar entender o que ta assistindo realmente se perde. Eu achei interessante. E logo vou assistir.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  2. Olê, olê, olê olá... Barth, Barth!
    Tá aí aquele post tapa na cara da sociedade! rs Mas eu consigo entender quem não gostou, especialmente por a Disney vender o filme como um conto de fadas quando na verdade não é um. Apesar daquela cena dos dois príncipes cantando "Agony" na cachoeira ter sido uma das coisas mais bizarras que eu vi esse ano, ela fica extremamente sarcástica quando a gente compreende a ironia por trás. Assim como o filme todo, claro.
    E AS MÚSICAS SÃO MUITO BOAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Enfim... Go to the woods! *é para ler na voz da Meryl*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não estou vendo filmes nesses últimos tempos, estou SUPER sem tempo, então anda meio complicado fazer algo além de ler, cuidar do blog, estudar, fazer academia, comer e dormir, rsrs.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Baixei mas não assisti esse filme, depois que vi que era musical perdi a vontade. Não gosto de filmes assim :C

    ♡ lugarrnenhum.blogspot.com.br ♡

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu nunca tinha ouvido falar.. mas vendo pelo lado que você escreveu, sua opiniao, me deu muita vontade de ver..
    Sou webdesign, qualquer mudança que queira fazer no blog só falar comigo Beijinhos !!
    Saga de Beleza
    Youtube Saga de Beleza

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu não conhecia esse filme, porém, fiquei super curiosa para assisti-lo!

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, Carol! Não sei se pretendia ver o filme, mesmo gostando de musicais e tal porque não tinha ouvido nenhum crítica boa, só coisas como "é chato" "boring" "ZzzzzZzZ", enfim... achei interessante os pontos que você explicou porque isso certamente influencia muito em um filme quando adaptado, o modo como ele é dirigido e pretendido ser mostrado e vendido ao público é a chave do negócio, né? E se o público não entende o timing por trás da coisa acontece o que está acontecendo: o pessoal não gostando! Vou tentar ver o mais breve possível e olhar pela ótica da sua análise!
    Beijooos
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olha uma das minhas resenhistas assistiu o filme e disse pra mim que não é tudo aquilo, mas eu acho que ela não analisou com a visão que você teve. Pode ser né? Eu fiquei curiosa depois que li sua postagem, porque tudo tem um significado. E achei interessante vc dizer que tinha o narrador que interagia com os personagens. Acho isso bastante inovador, mas é uma pena que não tenha no filme. Eu espero ter a oportunidade de ver, mas eu acho que irei assistir pelo computador, porque assim não saio de casa hahahaha...Mas adorei tudo que você escreveu e tenho que te dar os parabéns, pois vc desenvolve sua escrita muito bem viu?? Sucesso !!

    Já estou te seguindo sem sombra de dúvidas
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Estou curiosa para assistir esse filme, só tem atores de peso!
    A imagem do filme é linda! <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não consegui ver esse filme, mas to querendo muuuuito. Principalmente agora, depois de ter lido seu post... Eu realmente imaginava que seria algo mais infantil mesmo, mais pra entreter. Espero achar algum cinema por aqui que ainda está passando (:
    Beijos!
    Ludi, https://pseudoaleatoriedade.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Olha como as coisas são...eu fico louca! Agora mesmo vi uma amiga falando super mal desse musical. Now...venho aqui e você fala bem e ainda desperta uma grande verdade na minha cabeça. Realmente cada um interpreta a arte de um modo diferente. Pode ser que as pessoas não estejam entendendo o real significado da trama. Enfim...eu curto "coisas" sombrias, acho que iria gostar.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito de musical. Nunca ouvi falar desse, e provavelmente irei assistir em breve.

    ResponderExcluir
  13. Oii
    Realmente achei bem estranho os comentários negativos sobre esse filme.
    Mas ainda quero assistir, tem atores que adoro... e concordo com você, a Disney tem condições né $$$ até pra fazer pontinha de 3 min eles não ligariam de pagar uma boa bagatela hahahaha
    Escutei umas músicas no Spotify achei que Johnny aparecia mais.

    P.S.: Acho que ambas assistimos The Imitation Game na 'fome' hahaha acabou sendo não tudo aquilo que esperávamos, creio eu hahaha

    bjs e tenha um ótimo domingo
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Ainda não vi o filme, mas tenho uma amiga que o detonou, disse que os atores são incríveis, mas o filme em si é um horror, então fiquei com medo de não curtir e até agora não vi D:
    É um musical? Ah, não sabia, achei que fosse "só filme" mesmo, que graça ♥
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse filme e nem o musical, mas gostei de saber que há algo mais nas entrelinhas.
    Excelente dica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo