Resenha: Objetos Cortantes


Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado.

De começo aviso que para resenhar esse livro, deve-se tomar muito cuidado, porque, praticamente qualquer opinião, pode ser levada a um spoiler (sim!).

"Objetos Cortantes" foi o livro de estreia de Gillian Flynn, autora de "Garota Exemplar". Este romance conta a história de Camille, uma jornalista que mora em Chicago e trabalha em um pequeno jornal. Frank Curry, editor-chefe do jornal, arranja uma investigação para Camille, onde ela deve retornar a Wind Gap - lugar que nasceu -  e cobrir o assassinato de duas garotinhas. O problema é que Camille não tem uma boa amizade com sua família, e isso também será um problema para ela.

Não cheguei a ler "Garota Exemplar", apenas assisti ao filme, e sabendo que Gillian também havia escrito o roteiro,  interessei-me pelos livros dela. Ao pesquisar um pouco, descobri que "Objetos Cortantes" também será adaptado para as telas do cinema. Por isso, meu desejo para lê-lo cresceu ainda mais.

Esse romance traz personagens totalmente complexos, Camille tem vários conflitos internos, e eu demorei um pouco para entender sua mente. Mas, convenhamos, personagens complexos são a característica de Gillian, e eu adoro isso. Ela consegue ir apresentando as personagens aos poucos, e nesses poucos, descobrimos seus conflitos, sendo totalmente perturbadores.

"Eu me corto, sabe? Também retalho, fatio, gravo, espeto... Sou um caso bem especial. Tenho uma razão. A minha pele, sabe, ela grita. É repleta de palavras - cozinhar, bolinho, bichano, cachos - como se uma criança da primeira série manuseando uma faca tivesse aprendido a escrever em minha carne.'' - Página 75




Confesso que acabei duvidando de cara do(a) real culpado(a) pelos assassinatos. Entretanto,  não sei se estava meio evidente, ou eu apenas estou boa em dar uma de "Sherlock". Mas também, duvidar do assassino não é a mesma coisa que saber suas razões para cometer tal ato, e aí...  está uma grande questão que será desenrolada ao final do livro.

Nesse livro, não existem vilões nem mocinhos; todos são vitimas,mas também culpados. Isso é algo totalmente interessante de se descobrir no decorrer da leitura e que Gillian soube construir muito bem. Não é nada forçado. Você percebe, sim, que todo mundo em Wind Gap tem seus problemas, mas alguns... são problemáticos até demais.

Para o final do livro, acontece algo totalmente surpreendente. Quando você acha que a trama se fechou daquele jeito, Gillian nos apresenta outro acontecimento, levando-nos a um desfecho totalmente diferente e ótimo. Não esperava que acontecesse aquilo, não mesmo?!

Então, se você gosta de livros instigantes, leia "Objetos Cortantes" agora! Vale muito a pena mergulhar nessa história e conviver com esses personagens durante a leitura. Analise cada personagem detalhadamente e... boa leitura!

7 comentários:

  1. Olá (: Então, eu não li nada da Gillian Flynn e nem assisti o filme "Garota Exemplar", mas o gênero que a autora escreve super me atrai e as críticas positivas que ela recebe só faz aumentar as minhas expectativas! Gosto do mistério, do suspense e saber que os personagens são complexos e acompanham a evolução da trama me empolgou. Eu não sabia que os direitos de "Objetos Cortantes" já havia sido vendidos e está aí mais um motivo para eu lê-lo! Espero não me decepcionar. Adorei a resenha (; Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol! Eu preciso desse livro logoooooo. Li Garota Exemplar e o livro quase me enlouqueceu, sem brincadeira! Então, quando vi que Objetos Cortantes ia ser lançado foi direto pra wishlist. Estou com altas expectativas e com aquela certeza que vou amar cada linha, porque a Gillian arrasa demais na história, na construção dos personagens, em tudo; e pela sua resenha esse livro não é nem um pouco diferente. Espero ler logo e quem sabe dar uma de Sherlock e descobrir o assassino também hehehe
    Beijão <3
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei como você compôs a foto do livro kkk Esse livro, pelo titulo, parece ter um texto psicológico, confesso que isso me chama atenção. Gosto de textos psicológicos, por outro lado não gosto de suspense, no entanto quando você disse que "todos são vitimas,mas também culpados" me peguei desejando conhecer as particularidades desse texto!

    Enfim, estou, como boa geminiana dividida! kkk

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, quero muito ler este livro, tem um tema bem interessante.
    Gillian realmente sabe criar personagens complexos com características marcantes, eu já li Garota exemplar e foi uma experiência muito legal.
    Beijos.

    http://lovelyplacee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu nunca li nada dessa autora, nem cheguei a ver o filme inspirado em sua obra, mas tenho curiosidade para conhecer o trabalho dela que é tão elogiado. Adoro livros que não possuem vilões ou mocinhas.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - http://memorias-de-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olha primeiramente tenho que confessar que gostei da maneira como você desenvolveu a resenha, mas eu acho que esse livro pelo menos para agora não seria uma opçào que eu escolheria. Mas mesmo assim me deixou curiosa para saber sobre a história e com certeza irei conferir. Eu achei que você escreve muito bem e tenho que te dar os parabéns, porque poucos fazem isso =] E eu estou reconhecendo isso em vc. Sucesso sempre no seu blog e pode ter certeza que sempre estarei passando aqui para ler suas resenhas.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-admeto-o-globo-do-poder.html

    ResponderExcluir
  7. Aloooou, Barth! É bem a cara da Gillian escrever livros que não tenham essa divisão de mocinhos e vilões! Me lembra muito a Lisbeth Salander falando que não há inocentes, apenas diferentes graus de responsabilidades! Quero ler esse livro! :D Bjjjj

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo