Comentando o Oscar




Como todo mundo sabe, o Oscar foi no Domingo passado. A cerimônia teve desde um discurso sensacional da Patricia Arquette que visava defender a igualdade de gênero, até piada de mal gosto sobre os imigrantes Mexicanos (o que foi totalmente ridículo e desnecessário). Mas... não falaremos das coisas ruins! E não comentarei todos os ganhadores, pois dessa vez acabei não assistindo a todos os filmes indicados (shame on me).

Vamos começar falando sobre o host da vez, Neil Patrick Harris. Eu sou meio suspeita para falar isso, mas adoro o Neil. Confesso que minha vontade para começar a assistir ao How I Met Your Mother, foi porque ele estava na série. Tudo isso é porque o Neil é bem... um "Broadway Guy". Neil já havia apresentado o "Tony Awards" (o Oscar da Broadway), e o Opening Number de 2013, foi sensacional, veja aqui. Com o Oscar, ele fez a mesma coisa. Cantou na abertura da cerimônia, e eu tive ataques de uma "normal" musical nerd. 


Essa foi a abertura que contou com a participação da Anna Kendrick e do Jack Black. (Infelizmente retiraram todos os vídeos em HD da abertura, do Youtube)

Já em outra hora da cerimônia, Neil apareceu apenas de cueca, passando pelos bastidores, com "fotógrafos" tentando tirar foto dele, e quando ele chega no palco, aparece Miles Teller tocando bateria. Muitas pessoas acharam isso totalmente desnecessário e desconfortável, já eu achei genial! Misturar dois filmes, e ainda colocar Miles (o bateirista Andrew do filme Whiplash) tocando a "drum track" de Birdman, e depois Neil incorporando J.K Simmons como Fletcher, foi uma ideia sensacional. E sinceramente, se alguém deveria se sentir desconfortável com isso, seria o Neil, right? (Indireta pra quem achou essa parte desnecessária).


Agora, com respeito à premiação, comentarei meu ponto de vista, ou seja, não sou a dona da verdade, apenas é minha opinião. Falarei sobre: Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, e Melhor Roteiro Adaptado.

Melhor Atriz Coadjuvante: Ganhadora: Patricia Arquette. Bem, acho que estava super óbvio que seria ela a ganhadora dessa categoria, graças aos outros prêmios já conquistados. No começo, achava que sua atuação era apenas normal, algo comum, mas passei a perceber que ela merecia, sim. Não tenho muito o que falar sobre essa categoria. Mas digo uma coisa: all the awards para o discurso que Patricia fez, só por ele...  ela já merecia o Oscar.



Melhor Ator Coadjuvante: Ganhador: J.K Simmons. Também já estava super óbvio de que ele seria o ganhador. E COMO MERECEU! Acho que nunca senti tanta raiva de um personagem como o de J.K em Whiplash. Ele conseguiu me fazer odiar Fletcher em apenas segundos de aparição. E acho que isso não foi só comigo, todas as críticas que li sobre Whiplash, TODAS, falavam isso. 

Melhor Ator: Ganhador: Eddie Redmayne. Sou também suspeita para falar bem do Eddie, por ele também ser um "Broadway Guy", mas vamos anular isso. Eddie foi sensacional no papel de Hawking, simplesmente, muito, muito bom. Pode não parecer para muitas pessoas, mas é um papel difícil, e que nem todos atores aceitariam, já que muitos por aí, possuem "síndrome de galã", e não querem aparecer em papéis em que não estejam "providos de beleza". Admiro atores e atrizes assim, que não tendem a ter essas frescuras. A única pessoa que poderia tirar o Oscar do Eddie seria o Michael Keaton, que também está brilhante em Birdman. Mas no caso, Eddie levou a melhor.


Melhor Atriz: Ganhadora: Julianne Moore. Here's the thing: não assisti ao Still Alice (shame on me, again). Não tenho muito o que falar, mas como ela havia levado todos os prêmios anteriores, acho que ela merecia mesmo.

Melhor Roteiro Adaptado: Ganhador: The Imitation Game. Com certeza esse filme merecia levar uma estatueta. Não foi um dos meus favoritos, está bem longe disso, mas foi um filme que prendeu minha atenção. Apenas fiquei chateada ao saber que o Alan Turing do filme, não é muito parecido com o Alan Turing real, que segundo registros, era abertamente homossexual, e totalmente amigável (diferentemente do filme). Mas como foi dito: o filme merecia, sim, esse prêmio. Vamos apenas ignorar esse fato...


Melhor Roteiro Original: Ganhador: Birdman. Então, não vou falar de todas minhas teorias malucas e bizarras, ou até corretas, sobre Birdman, mas o roteiro do filme é extremamente inteligente. Banhado de várias metáforas, críticas, e ironias, o filme merecia totalmente essa estatueta. 

Melhor Filme: Ganhador: Birdman. Aí está uma das maiores polêmicas do Oscar desse ano. Birdman x Boyhood. Confesso que achei que Boyhood levaria essa, não pelo fato que adoram apontar de que as pessoas apenas defendem o filme porque ele levou 12 anos para ser feito, pelo fato de ser uma inovação! Muitos filmes levam anos para serem feitos, a maioria deles animações (não é algo tão diferente, são filmes!), então não faz sentido usar esse tipo de argumento. Então, apesar de ter amado Birdman, amado cada crítica e ironia do filme, acho que Boyhood deveria ter levado esse prêmio. 


Essas foram minhas impressões do Oscar. Tentei ser o mais breve possível, se não eu ia falar, falar, falar... Beijos, e até o próximo post! 

2 comentários:

  1. Oooooooooi, Barth! A cerimônia em si eu curti bastante! Os números musicais foram todos incríveis, os discursos dos vencedores melhores ainda e o Eddie surtando com o Oscar dele fechou a noite! Mas bléééé, eu já estava irritada com as indicações da Academia e ver o Iñarritu recebendo o prêmio que era do Linklater foi a gota d'água. Sem comentários para a escolha de Birdman como melhor filme também, mas considerando que a Academia também sempre esnobou os filmes de super-heróis, então fica meio claro por que o maior prêmio da noite foi para a Birdman :/
    Bjoss :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  2. Caroool adorei o post! Esse ano bati meu recorde e assisti três filmes indicados uahssuahs Pouquíssimo, eu sei; mas já é bem mais que consegui nos outros anos! Tô chocada que teve gente que achou desnecessária a "performance" do Neil de cueca com participação do Miles, eu achei um dos pontos altos da noite porque fiquei ala Steve Rogers "entendi a referencia". Os discursos da Patricia e do carinha do Imitation Game que agora esqueci o nome foram os melhores para mim! Até agora me arrepio com o "Stay Weird, stay different" Eddieeeeeeee too good for this world! Não conseguia parar de dar replayno discurso dele, tão fofo e lindo com esse "wow" <3 <3 ele realmente merecia! Eu gostei de Birdman, mas não achei tãããão bom assim, provavelmente porque não saquei todas as ironias e coisas subtendidas do filme, e como não vi todos os outros filmes não posso dizer concretamente quem deveria ter ganhado "melhor filme"
    Super curti o post <3
    Beijos!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
© GIRL FROM OZ Todos os direitos reservados :: voltar ao topo