"Whiplash - Em busca de perfeição", como o título foi traduzido, é um filme de drama escrito e dirigido por Damien Chazelle (Grand Piano), e estrelado por Miles Teller (Divergente) e J.K. Simmons (J. Jonah do Spider-Man de 2002).
O enredo tem como partido a força de vontade de Andrew, um jovem de 19 anos, a se tornar um grande baterista. Ele praticamente dá sua alma para ser um dos melhores. Depois de muito suor, ele consegue uma vaga para ser o baterista - substituto - da banda principal do conservatório em que estuda. O maestro dessa banda é Fletcher, um professor exigente e de poucos elogios aos integrantes de sua banda. Totalmente rigoroso, Andrew chega a sentir que Fletcher faz de sua vida um inferno, mas não desiste. Decide, então, desistir de qualquer coisa da sua vida que não tenha a ver com seu sonho de se tornar um grande baterista.
O interessante é saber a razão de Fletcher ser assim. Do mesmo jeito que Andrew busca ser um baterista renomado, o professor procura achar um lenda do Jazz. Ele diz que se for para ser gentil com todos de sua banda, eles não procurarão melhorar cada vez mais e iriam acabar se acomodando. Mas quando existe alguém por trás de você, puxando muito seu pé, você na maioria das vezes vai querer mostrar que consegue, sim, ser melhor do que acham. E é dessa forma que ele poderia achar a estrela do Jazz em sua banda.
Terence Fletcher: "I never really had a Charlie Parker. But I tried. I actually fucking tried. And that's more than most people ever do."
Enquanto eu assistia ao filme, percebi que a pressão que Andrew colocava sobre si mesmo, me lembrou exatamente "Cisne Negro". Eu, em particular, acho bem interessante filmes que retratam personagens ambiciosos que o sofrimento que essa ambição traz, é apenas algo pequeno. Como por exemplo, as vezes que Andrew tentava dar o seu máximo, tentando tocar a bateria cada vez mais rápido, e assim, acabava machucando totalmente seus dedos, e o sangue escorria pelas baquetas e o tambor.
Apenas tenho elogios ao diretor do filme, e a fotografia. Os closes nos movimentos exercidos por Andrew enquanto tocava a bateria, são ótimos, de forma em que nas cenas em que Andrew está dando o seu máximo para impressionar Fletcher, o plano fechado nos faz sentir uma sensação claustrofóbica, e a apreensão é passada facilmente para o público. A utilização de planos que mudam com relação ao ritmo da música, é outra coisa fantástica utilizada pelo diretor. Como eu disse, apenas elogios.
Tem tempo que não era feito um filme não biográfico que retrata uma carreira musical, e espero que com o sucesso de "Whiplash", diretores e roteiristas parem de pensar em apenas adaptações ou biografias, e que criem mais filmes como "Whiplash".
E ah, prepare o fôlego, pois os últimos 20 minutos do filme irá acabar com o seu. Um final MUITO bom, para um filme MUITO bom.
Sobre o Oscar, para mim, acontece o mesmo do Golden Globes. J.K. Simmons com certeza leva a estatueta de ator coadjuvante.
O filme leva nota:
Um pequeno Ps: Gente, então, o Girl from Oz é um blog novo. Queria pedir que se fosse possível, vocês curtissem a página dele no Facebook, apenas clicar AQUI. E quem quiser seguir o blog, siga a vontade, hahaha. (Infelizmente começo de blog é isso né, ficar com essas divulgaçõezinhas chatinhas). Obrigada e até o próximo post <3
Oii, tudo bem? Primeiro queria dizer que seu blog é uma amor <3 Achei o nome muito criativo e essa cor maravilhosa!
ResponderExcluirOscar vem, Oscar vai e eu só fico na promessa de ver os filmes indicados. Mas em minha defesa não venho assistindo muitos filmes ultimamente porque estou lotada de séries, mas esse parece uma boa para voltar a ver. Porque um filme indicado ao Oscar e com toda essa carga dramática não pode ser ruim! Achei essa foto das baquetas ensanguentadas bem chocante e esse gif também, é interessante ver toda a pressão psicológica em sermos perfeitos em tudo que fazemos! Vou tentar arrumar tempo e ver o filme mesmo não indo muito com a cara do Miles desde que ele disse que só fez Divergente pelo dinheiro e não por interesse ao roteiro, mas esse é o mundo afinal, né?!
Beijooos e parabéns pelo blog (e pelo post) :D
Debora.
http://vanille-vie.blogspot.com.br/
Aw, MUITO OBRIGADA, fico muito feliz de ouvir isso, ainda mais que ele ainda tá beem no comecinho <3
ExcluirEntendo, eu acabei deixando minhas séries de lado, agora que to voltando com elas (logo quando o hiatus está acabando... nice carol!).
Beijos, e obrigada, de novo :)
Barrrrth, que nervoso! "Decide, então, desistir de qualquer coisa da sua vida que não tenha a ver com seu sonho de se tornar um grande baterista." Prevejo desastre! D: E adorei a sua comparação com Cisne Negro, é realmente outro filme implacável que mostra como a fixação pela perfeição quase sempre leva à destruição! Vou assistir na quarta! o/
ResponderExcluirwww.bibliophiliarium.com
nha, já até assistiu né!
ExcluirQue incrível!! De verdade, eu adoro esse ator, acho a interpretação dele maravilhosa, mas até então só havia visto filmes tranquilos dele, mais puxado pro humor ou romance, então fiquei louca descobrir agora esse filme, além de que a premissa me encantou totalmente. Vou assistir, com certeza!!
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Ser feliz é assim", vem conferir!
Assista sim :)
Excluir:O
ResponderExcluirParece ser MUITO bom ehm? Gostei. Vou mostrar pro meu namorado
=]
Beijinhos
n. // www.fashionjacket.com.br
Isso!
ExcluirOi!
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar sobre esse file mas parece ser bem legal, não sei quando irei assistir mas me deu vontade hahaha
Beijos
Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/
Assista sim, vale MUITO a pena!
ExcluirOoi,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro :O
Mas eu achei bem interessante o enredo dele, mesmo não conhecendo. É o estilo de filme que eu e meu namorado curtimos, então de qualquer forma vou deixar anotado aqui :D
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Ótimo :D
ExcluirNossa, curiosa para ver, bora assistir, ainda mais porque vi o gif e fiquei mega curioso, que agressivo kkk adorei adorei *-*
ResponderExcluirXOXO LIWAVESOFFUN ;*
demais, né? hahahaha
ExcluirNão conhecia o filme, mas achei bem interessante o enredo dele. Gosto muito de filmes assim. Mas me assustei com a imagem das baquetas com sangue hehe.
ResponderExcluirBlog Prefácio
hahaha normal se assustar! mas assista sim!
ExcluirOi Carol!
ResponderExcluirNão conhecia o filme, mas tem gente falando mais que bem dele nas redes sociais, estou bem curiosa pra assistir, e depois de tão bem que você falou dele eu irei procurá-lo online <3
Beijoos ♡ || Caramelos Encantados
Isso, assista sim <3
ExcluirGostei,estou curiosa para assistir... Estou seguindo seu blog para ficar por dentro das novidade,que tal dar uma olhadinha no meu ? http://blogdamihcamargo.blogspot.com.br/
ResponderExcluirIrei :) Obrigada!
Excluir